O Método Kinesio ® Taping é uma técnica de reabilitação criada para facilitar a processo de cura natural do corpo, proporcionando estabilidade e suporte para os músculos e articulações, sem restringir o alcance do corpo no movimento, bem como proporcionar estendido manipulação dos tecidos moles para prolongar os benefícios da terapia manual administrada dentro do ambiente clínico. Livre de látex e utilizável durante dias, o Kinesio ® Tape Tex é seguro para todas as idades, desde crianças a idosos, e trata com sucesso uma variedade de problemas ortopédicos, neuromusculares, neurológicos e outras condições médicas. É uma técnica terapêutica que não só oferece ao seu paciente o apoio que ele procura mas também reabilitar a condição afectada. Ao direccionar os diferentes receptores dentro do sistema somatossensorial, o Kinesio ® Tape Tex alivia a dor e facilita a drenagem linfática porque promove microscopicamente o levantamento da pele. Este levantamento afectam as convoluções das formas na pele, aumentando assim o espaço intersticial e permitindo uma redução na inflamação das áreas afectadas.

Com base em anos de uso clínico o Kinesio Tape é aplicado especificamente ao paciente com base nas suas necessidades após a avaliação. As conclusões da avaliação clínica ou testes ditarão as especificidades da aplicação da Tape e outros tratamentos possíveis ou necessários. Com a utilização das tiras em simples “I” ou com modificações na forma de um “X”, “Y” ou outras formas especializadas, bem como a direcção e quantidade de estiramento colocada na fita no momento da aplicação, a Tape Neuromuscular pode ser aplicada em centenas de formas, e tem a capacidade de re-educar o sistema neuromuscular, reduzir a dor e inflamação, melhorar o desempenho, evitar lesões e promover uma boa circulação e cura, ajudando no retorno à homeostasia do corpo.

 

O Benefício do Kinesio Tape

A avaliação e análise são a chave no tratamento de qualquer condição clínica. Para obter os resultados desejados na aplicação do Kinesio Tape é necessário realizar uma análise completa. Em alguns casos o tratamento de uma condição pode implicar o tratamento de outras condições relacionadas existentes. Esta análise deve incluir os testes de manipulação muscular, testes de amplitude de movimento e outros que sejam necessários. A informação recolhida destas análises permitirão realizar o tratamento apropriado. O Kinesio Tape pode ser uma mais valia neste protocolo. Está provado também que existem efeitos psicológicos positivos na pele, nos sistemas linfático e circulatório, na fáscia, nos músculos, nos ligamentos, nos tendões e nas articulações.

 

O Método

Este método tkinesioeve a sua origem por volta de 1973, pelas mãos de um quiropata japonês de nome Kenzo Kase. Para o Dr. Kase era uma premissa básica que os músculos e outros tecidos moles, tais como as fáscia, ligamentos e tendões poderiam ser ajudados através de um apoio ou suporte externo, e que para isso era somente necessária uma fita ou banda elástica que fosse capaz de ajudar a função normal dos tecidos. Desta forma, foi iniciada uma pesquisa pelo Dr. Kenso Kase para obter um material inovador, elástico e adesivo, cujo resultado final foram as bandas de Kinesio que conhecemos hoje. No início foi utilizado na população não desportiva e só nos anos 90 foi utilizado pela primeira vez no Japão em jogadores de Voleibol.
As bandas são hipoalérgicas, sensíveis ao calor e não contêm quaisquer substâncias químicas ou medicinais, podendo-se estender em até 140% do seu comprimento longitudinal, com uma espessura e peso similares à da pele.

 

Os Efeitos Fisiológicos do Kinesio Tape

kin 2De entre os principais efeitos fisiológicos do tape, poderemos salientar quatro que estão de igual forma associados às funções das mesmas:

  • EFEITO ANALGÉSICO
  • SUPORTE MUSCULAR
  • DRENAGEM
  • CORRECÇÃO ARTICULAR

 

 

  •  Efeito Analgésico

Actuando num plano cutâneo ou subcutâneo, favorece a estimulação dos receptores existentes, como os mecânicos, térmicos, químicos e álgicos. O simples contacto das bandas sobre a pele, associado ao movimento de deslize (estiramento) da mesma, e distribuição de forças na banda, permite o alívio da dor e a sensação de desconforto na pele e tecidos subjacentes, modelando os impulsos nervosos aferentes e regulando os mecanismos dolorosos através de uma activação do sistema de inibição existente dentro de uma teoria neuromuscular de “portas”.

 

  • Efeito de Suporte Muscular

Este efeito é de um suporte, ou uma ajuda num músculo ou grupo muscular durante um movimento ou uma actividade motora. Sendo que muitas aplicações de Kinesio Taping são efectuadas contornando todo o ventre muscular do músculo que pretende estimular ou activar. Desta forma é possível melhorar a contracção muscular de um músculo enfraquecido ou inibido, reduzir a fadiga muscular, diminuir as retracções extremas e excessivas dos músculos e diminuir igualmente a possibilidade de incidência de cãibras e lesões musculares.

 

  • Efeito de Drenagem

A drenagem está directamente relacionada com a interferência sobre a função linfática. O Tape ao ser aplicado sobre a pele, respeitando determinados princípios, permite o seu enrolamento sobre a pele, o que vai facilitar o aumento de espaço disponível entre a fáscia superficial, tecido subcutâneo e músculos, melhorando assim a circulação sanguínea e linfática. Este efeito de drenagem reduz o sobreaquecimento dos tecidos e a presença de substâncias químicas, o que permite por sua vez diminuir os estados inflamatórios.

 

  • Efeito de Correcção Articular

A função de correcção articular surge em boa medida como o efeito mecânico, bem conhecido das ligaduras funcionais. Quer com isto dizer-se que também através das bandas Kinesio é possível ajustar/corrigir desalinhamentos articulares, reposicionar estruturas em encurtamento, normalizar o eixo de movimento de uma articulação e aliviar as tensões mecânicas aí exercidas, tendo sempre como último objectivo melhorar a amplitude e qualidade de movimento.

Para mais informações, marcar tratamento ou qualquer outro assunto contacte Contacte