image02

O Método de Três Agulhas é uma forma de acupunctura que utiliza selecções e combinações de pontos de acupunctura unicamente criadas para o tratamento de síndromes, doenças e sintomas associados! Cada uma das específicas combinações de pontos é composta de apenas três pontos de acupunctura, sejam bilaterais, unilaterais ou uma combinação.

O Método de Três Agulhas tem se tornado uma forma de acupunctura cada vez mais popular na China e em outras partes do mundo nos últimos anos. Esta nova escola de pensamento surgiu e o grande sucesso alcançado pelos resultados fez com que o interesse tenha crescido muito, fazendo com que uma óptima reputação tenha sido alcançada por este método.

jin_ruiO Dr. Jin Rui, professor titular da Universidade de Medicina Chinesa de Guang Zhou é o grande responsável pela criação, pesquisa, desenvolvimento e promoção deste método terapêutico da acupunctura, que possibilita excelentes resultados terapêuticos.
A importância dada pelo Dr. Jin Rui, que nasceu numa família tradicionalmente ligada à Medicina Chinesa, a este método é tão grande que em muitos locais da China o método é conhecido como “As Três Agulhas do Jin”. Jin Rui sempre foi considerado um homem muito modesto, sendo que chegou mesmo a afirmar que “As Três Agulhas do Jin” é uma cristalização do conhecimento colectivo.

 

Características

As principais características do Método de Três Agulhas são:
  • a aplicação e a utilização de apenas três pontos ou três agulhas para o tratamento das alterações
  • a selecção de pontos de acordo com regiões do corpo
  • a selecção de poucos pontos com características sinérgicas
  • a utilização das diversas teorias de base da Medicina Chinesa
  • possui uma grande gama de aplicações com pouca quantidade de pontos de tratamento

Vantagens

O Método das Três Agulhas apresenta as seguintes vantagens:
  • é um método simples de se aprender e de se aplicar
  • emprega apenas uma pequena quantidade de pontos
  • a utilização de poucas agulhas reduz o possível medo de alguns pacientes

Estímulo

De acordo com cada região, com cada ponto de acupunctura empregado na combinação, o método de estímulo mais adequado deve ser seleccionado. Em regra o estímulo segue os padrões regulares para os pontos como é feito tradicionalmente. Alguns pontos devem no entanto ser estimulados de forma especial, com um direccionamento da agulha diferenciado ou ainda através de outros métodos complementares como a sangria ou ainda a moxabustão.
Acompanhando a importante opinião do Dr. Jin, assim como da maioria dos especialistas em acupunctura, devemos reforçar a importância de uma adequada obtenção do Qi em cada uma das agulhas inseridas, assim como a movimentação deste Qi, como sempre indica o Dr. Du Wei, de Pequim.
No Método das Três Agulhas os pontos seleccionados e combinados fazem parte dos grupos específicos de tratamento e possuem funções especiais ou induzem resultados efectivos para o tratamento de sintomas, doenças e síndromes, devendo sempre possuir efeitos sinergéticos entre si para justificar a combinação!